terça-feira, 21 de abril de 2020

Crochetagem - Técnica de liberação miofascial com utilização de ganchos - Nova Iguaçu - RJ



A crochetagem é uma técnica de tratamento elaborada pelo fisioterapeuta sueco Kurt Ekman nos anos 70. Inspirando-se nos trabalhos de Cyriax, Ekman buscava um modo de trabalhar as estruturas de maneira mais apurada, profunda e precisa. Teve a ideia de criar ganchos (crochets) de diferentes curvaturas, cuja extremidade terminava em uma espátula. Estes instrumentos, permitiam acessar o espaço entre os elementos a liberar, inacessíveis à mão devido à espessura dos dedos.

É um método não invasivo que permite liberar de modo preciso os planos de deslizamento interteciduais e também é bastante utilizada para o tratamento de disfunções associadas a prática esportiva.

É um método não invasivo que permite liberar de modo preciso os planos de deslizamento interteciduais.

A crochetagem é indicada em uma grande diversidade de afecções em que há alterações teciduais, sejam elas de origem traumática, inflamatória ou relacionadas a neuropatias periféricas de compressão. É também bastante utilizada para o tratamento de disfunções associadas a prática esportiva.

A boa prática da Técnica de Crochetagem implica em uma abordagem palpatória rigorosa e precisa.

A aplicação da crochetagem segue os seguintes princípios:

  1. Um conhecimento adequado da anatomia palpatória de cada região, que permita a identificação precisa dos tecidos de separação (cloisons) envolvidos
  2. Um exame manual minucioso para localizar alterações de mobilidade tecidual
  3. Abordagem centrípeta da lesão e respeito às regras de utilização dos crochets, tanto pela mão instrumental quanto pela mão palpatória


Agende uma consulta:
Dr Marcello Bastos
Fisioterapeuta
WhatsAPP 21 96539-0987

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas