Seu objetivo é restaurar os sistemas muscular, sanguíneo e metabólico do corpo a sua condição basal, proporcionando equilíbrio e prevenindo dores e lesões. Por isso torna-se aspecto importante de todo programa de reabilitação e condicionamento físico, em quaisquer níveis de desempenho, sobretudo nos mais elevados.
À medida em que atletas, sejam eles amadores ou de alta performance, se exercitam durante as provas e treinos, o corpo também passa a ser agredido nas atividades, mesmo que seja de forma mínima, onde muitos acabam recorrendo ao recovery esportivo para a prevenção de lesões.
Por que as dores ocorrem?
Quando as estruturas musculares são exigidas durante a prática esportiva, as chamadas microlesões ocorrem. Estes sinais podem ser notados como a clássica ‘dor do dia seguinte’, que muitas pessoas sentem após treinos, sejam eles, leves ou de alta intensidade.
Estas dores horas após os treinos se dão devido a liberação de substâncias, como as prostaglandinas, que são responsáveis pela dor. Em alguns locais de bastante estresse muscular, como nas coxas ou braços, pequenos edemas e inchaços podem ser notados.
O nosso corpo é preparado para reagir a essas mudanças e trazer nosso corpo a homeostase (estado de equilíbrio). No entanto, muitas vezes a demora em chegar ao estado de equilíbrio traz consequências, como dores e lesões. Além disso, o descanso também é outro ponto importante em tal situação, uma vez que as microlesões musculares precisam cicatrizar para que a próxima bateria de treinamentos seja retomada.
Como funciona o recovery esportivo?
O recovery esportivo atua fundamental na recuperação muscular de um atleta e na manutenção de sua qualidade de vida, uma vez que múltiplos processos são utilizados (osteopatia, laserterapia, eletroterapia compressão e elevação, liberação miofascial, entre outras técnicas) , a fim de acelerar a cicatrização das microlesões para que as provas ou atividades do dia seguinte possam ser praticadas na mesma intensidade, sem que haja uma maior predisposição para lesões.
Serve tanto para atletas iniciantes, quanto para os que estão em ciclo de treinos mais intensos, a recuperação muscular se torna uma parte importante do processo de treinamento.
O atleta que pratica um protocolo regular de recovery tende a diminuir o risco de lesões e aumentar o seu desempenho, por sempre estar em suas melhores condições físicas durante os treinos e provas.
Ficou interessado? Entre em contato pelo WhatsApp, clicando aqui!