domingo, 26 de julho de 2015

Hidroterapia Cfisio Reabilitação - Nova Iguaçu - RJ


O Centro Fisioterápico de Reabilitação conta com 2 piscinas cobertas e aquecidas para realização de atendimentos em Hidroterapia na cidade de Nova Iguaçu - RJ, tudo para poder auxiliar a sua reabilitação.

Para maiores informações ligue telefone os telefones do Centro Fisioterápico de Reabilitação: 21 26693485 ou 21 3488-0191

A Hidroterapia é uma abordagem terapêutica abrangente que utiliza os exercícios aquáticos para ajudar na reabilitação de várias patologias. Aproveitando-se das propriedades físicas da água e suas aplicações, tais como: densidade relativa ou gravidade específica; flutuação; empuxo, pressão hidrostática e turbulência.

A flutuação: diminui os efeitos da gravidade; diminui as forças de compressão nas articulações; aumenta as habilidades funcionais; facilita o manuseio do fisioterapeuta; facilita reações de endireitamento e equilíbrio visto que não existem pontos de apoio, o paciente é obrigado a promover alterações posturais; facilita a ação da musculatura fraca, dos músculos que não vencem a força da gravidade; facilita o ortostatismo e marcha.

Pressão Hidrostática: diminuição de edema; pode ajudar a compensar a tendência do retorno venoso em MMII; regulariza o estimulo tátil; ajuda a aumentar a defesa tátil provavelmente por causa do estímulo sensorial constante generalizado; a pressão exercida em toda superfície do corpo oferece estabilização articular; ação da P.H. nas faces do tórax promove resistência a sua expansão solicitando maior trabalho da musculatura inspiratória e facilitando a expiração.

Turbulência: aumento da resistência do movimento durante os exercícios colaborando no fortalecimento e endurece; pode ser utilizada no tratamento de defesa tátil; utilizada no tratamento de equilíbrio e problemas de estabilização; o arrastar provocará uma diminuição no movimento involuntário e aumenta o feedback proprioceptivo.

Sistema Circulatório: o sangue é deslocado para os grandes vasos da caixa torácica e para o coração principalmente por causa da flutuação; o volume central sangüíneo aumenta para 700ml (60%); a pressão venosa central aumenta; o volume cardíaco aumenta 27% a 30%; a resistência periférica diminui em água morna e aumenta em água fria.

Sistema Pulmonar: a capacidade pulmonar diminui em cerca de 10% com a imersão até o pescoço. Esta redução se deve ao aumento do volume sangüíneo torácico e o total de trabalho respiratório aumenta em cerca de 60% com a imersão até o pescoço.

Músculo esquelético: flutuação e pressão hidrostática ocasiona um retorno central da linfa e compressão de partes moles a qual mobilizará o fluído extra celular; o suprimento sanguíneo dos músculos é aumentado o que melhora a oxigenação muscular, a renovação do lactato e outros produtos metabólicos finais; promove relaxamento muscular devido à melhora de suprimento sangüíneo; diminui as forças de compressão nas articulações e prepara a musculatura para mobilização.

Sistema Renal: aumento do estímulo urinário (diurese); perda do volume do plasma; mobilização do fluído extra celular e a resposta renal aumenta com o aumento da profundidade da imersão.
Ferramentas que podem ser utilizadas na nas sessões de Hidroterapia:

  • Método Halliwick: (paciente neurológico – adulto e infantil): Desenvolvido por James Macmillan em 1949 é baseado em princípio de hidrodinâmica e desenvolvimento humano e tem dois objetivos definidos: natação e terapia. Quando iniciou seu trabalho, na escola para meninas Halliwick em Londres, foi desacreditado por alguns neurologistas, pois, se tratando de um engenheiro, como poderia ensinar encefalopatas e hemiplégicos a nadar?
  • Watsu: É uma técnica suave, mas de efeito profundo e de grande potencial terapêutico. Esse trabalho corporal é desenvolvido em água aquecida, com luz e som ambiente cuidadosamente planejado para oferecer um momento de conforto e relaxamento. Onde o instrutor conduz o recebedor a alongamentos, manipulações terapêuticas e movimentos rítmicos, ora livres ora seqüenciais. Segundo Harold Dull (criador da técnica) a água morna é o meio ideal para libertar o corpo e atingir um relaxamento total. Watsu é o mais cuidadoso dos trabalhos corporais onde existe uma completa harmonia entre instrutor e recebedor, que afeta o emocional, o psicológico, o espiritual e o físico.
  • Water Pilates: É um método de condicionamento físico baseado nos princípios do método Pilates. Realizado no meio líquido. Visa desenvolver a força e o alongamento muscular de maneira harmoniosa, a melhora da postura e da conscientização corporal respeitando a individualidade de cada aluno-praticante.
  • Bad Ragaz: (paciente traumato-ortopédico e pós-operatório imediato);
  • Hidrocinésioterapia: (exercício para paciente em grupo);

Agende uma consulta: Dr Marcello Bastos Fisioterapeuta
Home Care - Fisioterapia - Hidroterapia - Pilates - RPG - Kinesio Taping - Crochetagem

Telefone e WhatsApp  21 96539-0987

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas