quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Hidroterapia ajuda pacientes na recuperação de cirurgia no quadril - Nova Iguaçu - RJ


Corridas e saltos podem ser realizados imersas na água, contando com o auxílio do efeito de flutuação, que quase anula o da força da gravidade.

Artroplastia é a substituição de uma articulação por uma prótese de metal (titânio,cerâmica etc) motivada por etapa final de um processo de artrose. Abordaremos aqui a artroplastia do quadril – cabeça do fêmur de cerâmica, haste no corpo do fêmur e parte interna do acetábulo em titânio. Quando a articulação fica desgastada, ocorrendo atrito de osso com osso, não existe mais cartilagem para amortecer o impacto e a dor torna-se intensa - é hora de se pensar em trocar a articulação.

Nosso ídolo Pelé relatou uma pontada muito forte no quadril direito, durante uma partida de futebol em 1962, e saiu carregado na maca. Foi operado com 72 anos, cinquenta anos depois deste episodio. Foi um alerta naquela época, mas como ele sempre teve a musculatura forte para proteger a articulação do quadril e parou de jogar numa idade adequada, conseguiu postergar a cirurgia por muito tempo.

As próteses, hoje em dia, duram muito tempo, de 25 a 30 anos, mas é necessário cuidar bem delas evitando impacto como corridas, saltos e atividades de grande impacto. Todas as demais atividades são permitidas. Corridas e saltos são possíveis de serem realizados imersas na água até a altura das axilas, aproximadamente, ou superior (“deep water”), ou seja, contando com o auxílio do efeito de flutuação, que quase anula o da força da gravidade.

A recuperação pós-cirurgia é realizada inicialmente no solo, em casa, com o fisioterapeuta, após um mês. A reabilitação na água geralmente pode ser iniciada a partir de meados ou final do segundo mês, dependendo da recuperação cirúrgica e outras condições do paciente.

As propriedades físicas da água proporcionam um imenso potencial para a recuperação: a flutuação facilita a mobilidade e os movimentos fluem com menos dor. A pressão hidrostática ajuda na diminuição do edema. Desta maneira, pode-se trabalhar com pouca ação da gravidade, pouco peso sobre as articulações, aumentando gradativamente a carga. Após dois a três meses pode-se começar a nadar como exercício aeróbico mais intenso e ao mesmo tempo caminhar já sem muletas, aumentando o ritmo progressivamente.

A artroplastia do quadril é uma cirurgia invasiva, de grande porte, dolorosa, mas de recuperação fácil e relativamente rápida. A hora de operar vai depender do grau da dor, do desconforto, do uso abusivo de anti-inflamatórios, da limitação de movimentos e consequentemente das restrições da sua vida diária, esportiva, social e laboral. Como a vida útil da prótese aumentou, hoje em dia muitos operam com 50, 60 e mais anos de idade. Às vezes, numa idade mais precoce, dependendo da ocorrência de doenças paralelas: má circulação, hereditariedade, uso excessivo da articulação, doenças auto imunes que levam à necrose ou à artrose precoce.

O fortalecimento muscular para proteger as articulações e o alongamento muscular para manter a mobilidade articular são importantes. Deve-se alternar esportes de grande impacto, como corrida, futebol, vôlei, basquete, com atividades na água como corrida, natação, hidroginástica, que permitem uma gama de movimentos do corpo com menor carga e consequentemente menos impacto. À medida que a idade avança, devemos incluir atividades aquáticas no cardápio de exercícios físicos.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2012/11/hidroterapia-ajuda-pacientes-na-recupecao-de-cirurgia-no-quadril.html

Agende uma consulta:
Dr Marcello Bastos
Fisioterapeuta
21 98157-3414
Fisioterapia - Hidroterapia - Pilates - RPG - Kinesio Taping
Crochetagem - Terapia Manual - IASTM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas