segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Conheça 6 benefícios do Pilates para os praticantes de Corrida - Nova Iguaçu - RJ


O pilates é um conjunto de exercícios que podem ser realizados no solo ou em equipamentos exclusivos, buscando o controle muscular. O método pode ser praticado por pessoas de todas as idades e porte físico, beneficiando atletas pessoas sedentárias com os exercícios.

Os princípios do Pilates são concentração, respiração, controle do CORE, precisão e fluidez de movimentos. Trabalhando esses pontos, os exercícios ajudam a melhorar a postura, flexibilidade, foco e muitas outras áreas, auxiliando no tratamento de condições patológicas e aumentando a qualidade de vida de pessoas saudáveis.

Benefícios do pilates para corredores

A corrida de rua exige uma movimentação constante. Esses movimentos ocorrem com diversos músculos trabalhando de forma sincronizada e coordenada. Quando realizados de maneira incorreta, os movimentos repetitivos levam ao cansaço, perda de performance e podem causar lesões.

A prática do pilates pode ajudar corredores na prevenção e recuperação de lesões através da melhora da postura, aumento da força e resistência muscular, alongamento, aumento da capacidade pulmonar e equilíbrio muscular.

Uma vantagem do pilates é poder trabalhar com exercícios funcionais voltados a prática da corrida. Esses benefícios auxiliam também na melhora da performance do atleta através da diminuição do gasto energético.

Melhora da postura

A postura correta durante a corrida evita lesões e auxilia na performance do atleta, pois possibilita um menor gasto energético. O corredor deve manter tronco e pernas alinhados, sem rotação de joelhos e pés, cabeça erguida com olhar para frente e braços em movimentos para frente e para trás ao lado do corpo.

Para melhorar a postura, o pilates para corredores auxilia com o fortalecimento da musculatura da coluna e do chamado core, composto por 29 pares de músculos que suportam a bacia, pélvis e o abdome.

Aumento da força e resistência muscular

O pilates usa molas ou o próprio peso corporal como resistência para os exercícios, estimulando os músculos e aumentando sua força e resistência, fatores importantes para os praticantes de corridas mais longas.

Um atleta que deseja percorrer distâncias mais longas pode recorrer ao pilates para alcançar o objetivo. Um corredor com maior força e resistência muscular consegue correr grandes distâncias com um menor risco de lesões e menos cansaço.

Melhora do alongamento

O alongamento é outro ponto melhorado pelo método pilates, que utiliza o alongamento dinâmico no exercícios, com a realização dos movimentos em sua amplitude máxima.

Quem pratica a corrida como esporte, pode notar uma melhora de performance proporcionada pela melhora no alongamento com a prática do pilates para corredores. Isso acontece porque quanto maior a mobilidade articular e melhor o alongamento, menor o gasto energético do atleta.

Aumento da capacidade pulmonar

A capacidade pulmonar também é melhorada com a prática do pilates. O método desafia os corredores a manter a concentração na respiração, prolongando a inspiração, expandindo a caixa torácica, e potencializando a expiração para a total eliminação do ar.

Esse exercício aumenta a capacidade de expansão da caixa torácica, aumentando a capacidade pulmonar, melhorando a respiração do atleta e proporcionando maior troca gasosa, melhorando a performance na corrida.

Equilíbrio muscular

Quando em equilíbrio, o movimento durante a corrida acontece com os músculos antagonistas relaxando enquanto os agonistas se contraem. Quando há um desequilíbrio no acionamento desses músculos, o atleta enfrenta um maior cansaço e perde performance, além de ter o risco de lesões aumentado.

Durante a prática do pilates, o orientador é capaz de identificar esses desequilíbrios e orientar na realização de exercícios a fim de buscar o equilíbrio muscular.

Prevenção de lesões e melhora da performance

Todos esses benefícios proporcionam ao atleta uma melhora na performance, além de auxiliar com a recuperação e a prevenção de lesões. Essa melhora de performance acontece tanto com os atletas profissionais como com corredores amadores que praticam pilates.

Quer começar a praticar o método pilates e aumentar sua performance na corrida? Estou pronto para oferecer os cuidados necessários para prevenir lesões e elevar o seu bem-estar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas