quinta-feira, 1 de março de 2018

O limiar da dor e como a hidroterapia pode "dissolver", amenizar e relaxar - Nova Iguaçu - RJ


Limite de tolerância varia de pessoa para pessoa, e tratamento na água pode ser fundamental para que movimentos sejam feitos com suavidade

Depois de falarmos sobre cinesiofobia - medo de sentir dor ao executar exercício - no artigo anterior, hoje vamos abordar o limiar da dor. E o que é isso? Com certeza muitos já ouviram falar: "Eu sou forte para dor, resisto bem e não tomo remédio algum. Mas fulano é muito fraco, qualquer dorzinha fica de cama". Estas são diferenças individuais, e uns têm maior tolerância do que outros.

O limiar é o limite de tolerância da dor. Está ligado também ao nível de estresse que leva a tensões musculares que intensificam a dor. Às vezes você tem uma lesão pequena, como por exemplo uma protusão discal mínima, início de uma hérnia na coluna lombar, ou um pesqueno oesteófito vulgarmente chamado de bico de papagaio e sente uma dor incrível. Outros tem vários bicos de papagaio ou até mesmo uma hérnia e sentem menos dor.

A dor é subjetiva mas também é real, e você pode ter problemas mecânicos e articulares que provocam dor. Vai depender do nosso arcabouço, ou seja, da nossa musculatura, do tipo de vida - sedentário ou não -, tipo de trabalho, atividade física e do limiar da dor.


Procurar um médico para saber a causa da dor e tratá-la através da fisioterapia que pode ser de solo ou aquática. Estamos falando de dor crônica que persiste durante meses, anos e que normalmente não é algo cirúrgico. E nós abordamos sempre os exercícios na água, que são a nossa especialidade.

A fisioterapia aquática é indicado porque na água sentimos menos dor, ficamos mais leves e podemos iniciar com movimentos suaves acompanhados sempre da respiração. As propriedades físicas e a temperatura da água atuam na diminuição da dor através do relaxamento muscular. Na maioria dos casos, a dor aumenta pela tensão muscular e pelas contraturas.

Existem pontos dolorosos que podem ser “dissolvidos” pelas  mãos do fisioterapeuta e com ajuda da água. Através dos movimentos funcionais, do ritmo e coordenação vamos realinhando as fibras musculares, o tecido conectivo, relaxando a musculatura. Aos poucos vamos fortalecendo a musculatura na articulação envolvida, tornando-a forte e flexível.

Nós precisamos de musculatura forte, flexível e funcional para estarmos aptos a realizar as atividades da vida diária e para continuarmos independentes. As pessoas ativas suportam melhor as dores, os imprevistos que podem ocorrer com sua saúde.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2014/12/o-limiar-da-dor-e-como-hidroterapia-pode-dissolver-amenizar-e-relaxar.html


Agende uma consulta:
Dr Marcello Bastos
Fisioterapeuta
21 98157-3414
Fisioterapia - Hidroterapia - Pilates - RPG - Kinesio Taping
Crochetagem - Terapia Manual - IASTM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas