terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Como prevenir o desgaste nos joelhos

O processo de desgaste das estruturas do joelho pode ser muito doloroso e até incapacitante. A longo prazo, muitas pessoas acabam recorrendo à cirurgia por não suportarem os sintomas do problema. Daí a necessidade de hábitos de vida adequados para prevenir o desgaste nos joelhos.

Causas para o desgaste nos joelhos
Em muitas situações, a causa para o problema é desconhecida. Mas em outros casos pode estar associado a patologias (como a artrose), fatores hereditários e até mesmo à obesidade, uma vez que o peso corporal muito elevado tende a sobrecarregar os joelhos. O envelhecimento também contribui para o desgaste natural da região, assim como as lesões, traumas e fraturas causadas por diferentes fatores.

Principais sintomas do desgaste nos joelhos

  • Sensação de fisgadas súbitas no joelho;
  • Ocorrências frequentes de “pisadas em falso”;
  • Fraqueza e rigidez muscular;
  • Percepção de “rangidos” no joelho;
  • Dor com fadiga ao se levantar após um período longo em posição sentada;
  • Em casos mais avançados poderá surgir uma deformação do joelho, como mudanças no alinhamento da região.


Quando ocorre um desgaste nos joelhos, o indivíduo poderá perceber uma inflamação na região, normalmente, acompanhada de inchaço e vermelhidão. Mas é fundamental não confundir a inflamação com uma simples retenção de líquidos.

Dicas para evitar o desgaste nos joelhos

  • Cuidado com o seu peso! Procure adotar uma alimentação saudável e balanceada;
  • Procure investir, preferencialmente, em dietas que ajudem a renovar a cartilagem (legumes, gelatina, ovos, bacalhau, etc);
  • Procure manter uma prática regular de atividades físicas, mas sempre com a supervisão de um profissional e sem exagerar nos esforços empreendidos. A natação, por exemplo, é um dos esportes mais apropriados para a saúde articular;
  • Sempre realize alongamentos antes de se exercitar;
  • Quando realizar caminhadas/corridas, procure utilizar um bom calçado com um sistema de amortecimento seguro.
Fonte: Fisioterapia Manual


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