quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Pilates - Cadillac Trapézio


Histórico
As Molas das camas dos hospitais dos campos de concentração, onde Pilates foi recluso e trabalhou como enfermeiro durante a Primeira Guerra Mundial serviram de inspiração para a criação do Cadillac.
Posteriormente, a antiga cama de hospital tornou-se um equipamento composto por molas, alças e diferentes acessórios, que pilates denominou Cadillac, pois acreditou ter criado um equipamento tão esplendoroso que deveria ter nome relacionado a algo de grande valor. Assim, pensou no carro mais caro e requintado de sua época, que era o famoso Cadillac. A altura deste equipamento permite ao professor efetuar as correções nos praticantes com uma postura adequada. As barras e os diversos acessórios também auxiliam na execução dos movimentos para praticantes saudáveis ou na reabilitação de lesões.
Praticante em estágios avançados utilizam as barras de ferro situadas acima da mesa para efetuar exercícios (similares às acrobacias realizadas por ginastas em barras paralelas), que requerem os fatores força flexibilidade bem desenvolvidos.
Como outros equipamentos favorece o desenvolvimento da força, flexibilidade, mobilidade articular e estabilidade, com um foco no desenvolvimento do centro de força.

Descrição do Aparelho

1 - Revestimento:
O ideal é o Curvim Náutico por ser Lavável com maior durabilidade, que possibilita maior resistência à umidade (transpiração).
Outro tipo de revestimento que é utilizado é o EVA tipo exportação, adequando conforme atual exigência da Comunidade Européia.
Os aparelhos podem ser revestidos por cores para compor uma magnífica e agradável composição nos mais variados ambientes, possibilitando a valorização do ambiente de Pilates.
2 - Estrutura de madeira do Cadilac:
Assim como o Reformer e cadeira combo, o Cadilac quando utilizado está em constante torção, se não for bem projetado e construído pode sofrer dilatações indesejadas, podendo ter rachaduras ou mesmo a quebra do aparelho. Importante fixar o aparelho ao chão para evitar o mesmo balançar ou virar na execução de exercícios avançados.
3 - Caixas do Cadilac:
São encontradas no comércio caixas com diferentes medidas para adequar confortavelmente os alunos/pacientes, uma sobre o “mat” e outra encostada no Cadilac, com finalidade de executar determinados exercícios e promover o conforto.
4 - Molas:
As molas estão disponíveis numa escala de resistência e comprimentos apropriados para a adequada prática do método Pilates. Elas são referidas como:
- 2 pares de molas longas:
- 1 par Azul = baixa densidade
- 1 par Vermelha = média densidade
- 3 pares de molas curtas:
- 1 par Amarelo = densidade super fraca
- 1 par Verde = alta densidade
- 1 par Preto = forte densidade
5 - Barra Torre:
Procurar optar pela barra torre confeccionada em aço inoxidável. Os sistemas que oferecem engate fácil facilitam ao profissional adequar as medidas de ajuste com maior facilidade, sem necessidade de ficar medindo o nível para fixação da barra, facilita o correto ajuste em diferentes alturas, o pivô pode ser ajustado na posição: Alto, médio, baixo. A barra torre pode ser utilizada com molas vindas de cima ou de baixo, para proporcionar o exercício desejado e obter melhores resultados na aplicabilidade do método.
6 - Barra flexível:
A Barra flexível também deverá ser confeccionada em aço inoxidável para evitar oxidação. Sistemas de engate click fácil, que pode ser facilmente ajustado pelo Instrutor de Pilates, sem necessidade de ficar medindo o nível para fixação da barra, facilitam o correto ajuste em diferentes alturas, o pivô pode ser ajustado em várias posições. A barra flexível pode ser utilizada com molas vindas de cima ou de baixo, para proporcionar o exercício desejado e obter melhores resultados na aplicabilidade do método.
7 - Trapézio flexível:
Fica conectado e desliza sobre a barra transversal superior, Nos aparelhos onde a barra torre é fixada pelo sistema de click fácil possibilita encaixes perfeitos para evitar que o profissional de Pilates fique perdendo tempo ajustando o nível da barra flexível, pode ser utilizado com a Mola: preta = forte
8 - Acessórios:
- Alças de Pé: um par;
- Alças de Mão:um par;
- Alças de Velcro: para tornozelos e para coxas;
- Alças de Lã (Fuzzies): para apoio dos pés quando o corpo estiver suspenso;
- Bastão para as Molas: com olhais para conectar as molas e
- Faixa de Segurança: para exercícios suspensos.
WALL UNIT ou TOWER
O Wall Unit ou Tower é uma adaptação do Cadillac para ambientes com espaço reduzido e teto baixo. Possibilita, por dispor dos mesmos acessórios, a execução de aulas em grupo que mesclem exercícios de solo e alguns próprios do Cadillac.
Regras de segurança
· Sempre que usar molas conectadas a barra da torre vindas de baixo deve-se obrigatoriamente usar a alça de segurança
· Nunca se posicionar de forma que a mola possa lhe ferir, procurar orientar o aluno em uma posição fora do trajeto da mola ou das barras
Verifique se os manípulos estão bem ajustados junto aos furos da barra deslizante horizontal superior e vertical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário