terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Palpação Joelho - Osteologia



Neste tópico iremos abordar as técnicas de palpação do joelho das partes ósseas relacionadas abaixo:

  1. (Epi)côndilo lateral
  2. (Epi)côndilo medial
  3. Tuberosidade da Tíbia
  4. Tubérculo de Gerdy ou anterior da tíbia
  5. Cabeça da Fíbula
  6. Patela

Fêmur

(Epi)côndilo lateral – paciente em DD com o joelho fletido e pé apoiado na maca; terapeuta em pé, ao lado e de frente para o paciente. A estrutura é diretamente acessível à palpação; é a saliência óssea mais proeminente na região distal e lateral do fêmur. NOTA: Sua porção posterior apresenta uma depressão que é o local de inserção do ligamento colateral fibular ou lateral.
(Epi)côndilo medial – paciente em DD com o joelho fletido e pé apoiado na maca; terapeuta em pé, ao lado e de frente para o paciente. É a estrutura mais proeminente medial do fêmur. Daí, do ápice do côndilo medial do fêmur parte o ligamento colateral tibial ou medial.

Tíbia

Tuberosidade da Tíbia - paciente em DD com o joelho fletido ou estendido. É uma estrutura diretamente acessível à palpação na região anterior proximal da perna, abaixo da patela com superfície triangular e ápice distal. A tuberosidade da tíbia separa na frente o côndilo lateral e medial da tíbia, é a inserção do tendão quadriciptal.

Fíbula

Cabeça da Fíbula - paciente em DD com o joelho fletido a 90º, perna em posição neutra. Terapeuta de frente para o paciente, uma das mãos segura o pé do paciente na sua região lateral. Executa-se uma rotação medial da perna e a palpação se faz atrás e abaixo do tubérculo de Gerdy. Esta manobra permite que a estrutura pesquisada se desloque para trás e para fora. NOTA: O nervo fibular comum contorna essa estrutura posteriormente antes de atingir a perna (importante para a marcha).

Patela

Patela - Paciente em DD com o joelho estendido e quadríceps relaxado. Terapeuta de frente para o paciente. Osso triangular em ápice distal e base proximal localizado anteriormente no joelho. Apresenta 2 bordas ou margens (medial e lateral).

Um comentário:

  1. Gostei muito da sua explicação, nunca achei isso em outro lugar. Parabéns

    ResponderExcluir